top of page

Você tem medo de quê? Como vencer este medo?

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 13 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Você pensa em mudar algo na sua vida, mas para, recua, sente um frio na barriga e decide não fazer, dá meia volta… Já sentiu isso? É o medo que nos acompanha desde sempre e não é exclusividade de ninguém. Você pode senti-lo quando anda de bicicleta pela primeira vez ou quando vai para um primeiro encontro com uma pessoa especial.

Mas já continuou em um trabalho mesmo não estando satisfeito, por medo de como seria se dele saísse? Em algum momento não estava mais feliz em um relacionamento, mas permaneceu nele por medo da mudança? É comum o medo de não agradar, de falhar, e de ser inadequado. E a coragem não é a ausência do medo, mas o domínio dele.

Situações reais de perigo exigem discernimento, mas o medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado. Para você seguir em frente e conseguir avançar profissionalmente e pessoalmente precisa dominar os seus temores. Então, vou te dar algumas dicas para você conseguir êxito:


1. Explore seu medo, descubra o que está por trás dele

 Perceba o que o medo simboliza para você, o que ele representa. Quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna. Quando este medo é criado por inseguranças, por experiências de insucesso, de perda, de vergonha, ou de autoestima diminuída, é preciso trabalhar estas questões geradoras dos temores.


2. Desafie os seus pensamentos

A melhor maneira de lidar com o medo é questionar os seus pensamentos, e ao invés de se preocupar com o que está por vir, redirecione a sua atenção para o que está no aqui e agora. Esta estratégia permite que, mesmo sentindo medo, você faça o que tem que fazer.


3. Exponha-se gradualmente ao medo

Liste as situações que você teme, da menos desconfortável para a mais desconfortável, e enfrente estas situações seguindo a lista. Exponha-se gradualmente ao objeto fóbico, sempre respeitando o limite desse contato.


4. Lembre-se do que você já conquistou

Certamente já teve momentos da sua vida em que sentiu medo e conseguiu superá-lo. Provavelmente não se intimidou com as consequências do seu medo. Use suas conquistas passadas como inspiração.


5. Observe uma pessoa que é bem-sucedida naquilo que você deseja alcançar

Se você tem medo de algo, observe como alguém que não tem medo lida com a situação. Como esta pessoa se comporta? O que pensa sobre o tema? Como ela se sente? Esta é uma técnica da programação neurolinguística chamada de modelagem.

Se você tiver dificuldade de seguir estas dicas, busque ajuda profissional. Afinal, ou o medo controla você ou você o controla. Qual você prefere?

Comments


bottom of page