top of page

Doenças psicossomáticas: quando a boca cala, o corpo fala

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 13 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Em alguns momentos o estômago arde quando a raiva não consegue ser exposta; a garganta doe quando as aflições não são comunicadas; a pressão sobe quando o medo aprisiona; a alergia aparece quando as exigências aumentam; e a dor de cabeça surge quando as dúvidas geram angústia.

ree

Você já sentiu dores ou sintomas que os médicos não conseguiram identificar? Ficou sem saber a causa orgânica do problema? Talvez tenha sido uma doença psicossomática. Cada pessoa pode manifestar fisicamente as suas tensões emocionais em diferentes órgãos, podendo simular ou piorar muitas doenças. Quem tem uma doença psicossomática apresenta queixas físicas como batimentos cardíacos acelerados, manchas vermelhas na pele, tremores, diarréia, e falta de ar, que não são completamente explicadas somente por doenças orgânicas, já que as análises médicas são sempre normais. Estes sintomas acontecem porque o estresse e o nível elevado de ansiedade fazem aumentar a atividade nervosa do cérebro, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol.


Você não conversa sobre os seus sentimentos e guarda todos para si? Tem muito estresse e cobranças no trabalho? Passou por algum trauma? Sofre muita pressão psicológica? Tem um nível alto de ansiedade ou sintomas depressivos? Qualquer pessoa pode desenvolver uma doença psicossomática, mas ela é mais comum em quem respondeu sim a alguma destas perguntas.


A somatização é uma manifestação de conflitos e angústias por meio de sintomas corporais. Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que podem influenciar no surgimento de doenças como gastrite, fibromialgia, psoríase e alterações digestivas. É uma forma do corpo demonstrar que algo está errado na parte emocional.   Mas muitos sintomas são minimizados. É comum ouvimos frases como “isso é psicológico” ou “é apenas algo da sua cabeça”. Mas não é justamente na cabeça que reside o cérebro, responsável pelas funções do corpo?


O diagnóstico das doenças psicossomáticas muitas vezes é complicado, devido à dificuldade em admitir que o problema pode não ser físico. Mas na suspeita de que algum sintoma pode ser psicossomático, é recomendo realizar exames que possam descartar outras doenças. Sendo descartadas as patologias orgânicas, o psicólogo deverá ajudar o paciente a entender o que o seu corpo está querendo dizer com os sintomas apresentados.


Para prevenir uma doença psicossomática, autoconhecimento e vida saudável são importantes. Algumas medidas simples também podem ajudar a lidar com as questões emocionais, como procurar resolver um problema de cada vez e expressar o que sente. A doença psicossomática é uma forma de manifestação dos conteúdos emocionais nocivos que não foram exteriorizados pela voz.


1 commentaire


Ana Régia Nunes Dias
Ana Régia Nunes Dias
28 avr. 2018

Se superando a cafa texto, amiga. Exelente!

J'aime
bottom of page