top of page

Quer emagrecer? Aprenda a pensar magro!

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 13 de fev. de 2018
  • 3 min de leitura

Você já fez quantas dietas? Para fazer as pazes com a balança não existe uma fórmula mágica. É preciso gastar mais calorias do que você consome. Parece difícil demais? Não, se você tiver como aliado o poder de sua mente, então, pense magro! Para realizar transformações em todos os setores da sua vida, são necessárias antes mudanças na sua forma de pensar.


ree

Pensamentos sabotadores como “nunca vou conseguir perder peso” bloqueiam completamente as possibilidades de mudança corporal. É necessário lidar com a sua insegurança, estresse e desejos. Todas as pessoas são capazes de emagrecer, desde que se esforcem para isso. Então, não diga mais que não tem pique para malhar ou que para você é impossível viver sem comer doces, e diferencie a sua fome da sua vontade de comer. Pense que você pode resistir às tentações da gula, valorizando os seus benefícios futuros.


Registrar em um papel o processo de emagrecimento pode ser uma forma de auxiliar a driblar as tentações da dieta. O objetivo é se comprometer por escrito. Escreva mensagens pertinentes que te ajudem a eliminar os pensamentos sabotadores. Preencha diariamente um cartão de enfrentamento, com pensamentos motivadores para a permanência no processo da perda de peso. É importante expressar o porquê de ter se decidido por um estilo de vida mais saudável, as razões para você querer emagrecer. Você deverá ler este cartão diariamente,sempre que precisar ou se sentir inseguro para continuar a dieta.


Reflita sobre os benefícios que a comida pode oferecer para a sua saúde, qual a função que aquele alimento irá exercer sobre a sua perda de peso. Será que vale a pena? Está na hora de fazer uma refeição? Pense na seguinte questão: comer é necessário, mas comer exageradamente é gula.  E a gula é controlável. Seguem algumas dicas para mudar esse hábito ruim: da próxima vez que você sentir fome fora de hora, beba um copo de água em pequenos goles, pois se for gula, a vontade de comer vai passar; conte até dez antes de se entregar a gula (se precisar conte de novo), e esconda as guloseimas.


Reconheça o compromisso que assumiu e foque apenas no seu objetivo. Pessoas com pensamento magro comem porções moderadas, quantidades saudáveis e suficientes para satisfazer a fome. Assuma um novo estilo de vida, realizando atividades físicas regularmente. E trace para si metas realistas. Não adianta querer perder 30 quilos em um mês. A paciência e a perseverança são imprescindíveis nesse momento. Criar imagens mentais do emagrecimento também é uma excelente ferramenta. As representações sensoriais, visuais e auditivas ajudam o cérebro a traduzir os pensamentos em ações.


É importante também elogiar a si mesmo, pois quando nos elogiamos, reforçamos o nosso bom humor e nossa disposição. Ame seu corpo! Quase todas as pessoas encontram defeitos quando se olham no espelho. Mas você deve valorizar o que tem de bom fisicamente, reconhecendo claro, que poderá ficar ainda melhor. A elevação da sua autoestima vai ser fundamental para a sua motivação durante o processo de emagrecimento.


É fundamental transformar seus desejos em metas. Se imagine, fale e escreva sobre você como se já estivesse mais magro. Visualize-se em uma roupa menor e também se imagine subindo em uma balança e feliz por ter perdido peso. Sua mente sempre trabalhará a seu favor se você mudar sua forma de se ver e de ver a dieta! Pense nisso! A ajuda de um nutricionista e de um psicólogo também será um grande aliado na sua mudança de corpo e de vida!


Comments


bottom of page