top of page

O que o seu sorriso faz por você?

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 13 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Que tal sorrir mais de você mesmo e distribuir sorrisos? Sorrir faz bem para a saúde e ajuda a estreitar relações. E o sorriso é contagiante! Então sorria mais e torne os seus dias mais leves. Além de garantir boas doses de endorfina e proporcionar bem estar, uma boa risada ainda traz vantagens para os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico.



ree

A risada está associada à redução da dor e melhora do humor. Diversas pesquisas comprovam que o riso favorece a circulação sanguínea, porque aumenta a frequência cardíaca, além de promover a vasodilatação das artérias. Também fortalece o sistema respiratório porque durante a risada os pulmões passam por uma hiperventilação, o que resulta em melhor distribuição de oxigênio aos tecidos. Além disso, dar deliciosas gargalhadas ajuda o sistema imunológico porque colabora para aumentar a produção das células NK, responsáveis por destruir vírus. Precisa de mais motivos para sorrir?


Várias relações nasceram a partir de um sorriso. Você consegue se lembrar agora de algum momento em que o seu sorriso facilitou que você se aproximasse de alguém? Sabe por que isto aconteceu? Porque o sorriso tem o poder de deixar as pessoas mais atraentes e confiáveis! Sorrir pode, então, ser o passaporte para o seu sucesso na vida pessoal e profissional. Sorrindo, você tende a atrair relacionamentos mais gratificantes e a ter respostas mais positivas em todos os setores da vida.


Já observou o que acontece com as outras pessoas quando lhe oferece um sorriso? Este gesto tem o poder de provocar outros sorrisos. A explicação para isso está no  sistema nervoso, mais precisamente nos neurônios. Ao ver uma pessoa sorrindo, o cérebro reconhece a fisionomia e acaba gerando essa imitação de forma automática e inconsciente. Uma pessoa adquire, portanto, a expressão facial que observa, o que pode ajudar na interação com outros indivíduos, facilitando, assim, as relações sociais.


Para ajudar os meus pacientes a sorrirem mais e a adquirirem todos estes benefícios citados neste texto, já utilizei a risoterapia com alguns grupos. Esta estratégia é cada vez mais usada com pacientes com problemas emocionais. A risoterapia emprega o riso para ajudar a liberar as tensões. Através de diferentes simulações e atividades (incluindo brincadeiras, danças, e técnicas de expressão corporal), os participantes da risoterapia são estimulados a gargalharem até não poder mais. Eles são incentivados a entrarem em contato com a criança existente dentro deles. Sabia que, quando era criança, você sorria até 300 vezes por dia? Com o passar dos anos este número diminui bastante. Por que eliminar esta importante barreira contra o estresse?


Você já se animou para sorrir mais hoje? Comece distribuindo um sorriso para quem está do seu lado. Sorrir é um remédio gratuito e não tem nenhuma contra indicação.


Comentários


bottom of page