Treinamento de Habilidades Sociais: você pode se sentir mais confiante
- Sileli Santiago
- 29 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Você tem medo de falar em público? Tem dificuldade de se aproximar de uma pessoa estranha? Não sabe comunicar o que pensa sem ser agressivo? Não sabe dizer não, e é muito influenciado pelas pessoas próximas? Não consegue expressar o que pensa e sente? Muito se tem falado e estudado sobre habilidades sociais. Mas o que são habilidades sociais? É possível treiná-las? As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos verbais e não verbais que facilitam a comunicação entre duas ou mais pessoas. Nem todos conseguem se comunicar bem, de forma clara e assertiva. A boa notícia é que existem maneiras de trabalhar e desenvolver essas habilidades.

Tem crescido o número de pacientes que tem me procurado para fazer um treinamento das suas habilidades sociais. Um déficit de habilidade social pode provocar muita ansiedade, e gerar uma sensação de não pertencimento a um grupo social. Pessoas com baixas habilidades sociais podem ficar nervosas em muitas situações cotidianas como falar com desconhecidos, iniciar e manter conversas, falar em público, fazer ou responder críticas, dizer não e paquerar.
O treinamento de habilidades sociais é realizado por psicólogos, que fazem uso de técnicas cognitivas e comportamentais. Esse treinamento consiste em alguns passos: aprender teoricamente as habilidades sociais básicas para um melhor desempenho nas relações; identificar os padrões de comportamentos que precisam melhorar; identificar pensamentos e crenças distorcidas que mantém estes padrões de comportamentos e desafiá-los; praticar ensaios comportamentais nas sessões e treinar tudo que foi aprendido em situações reais. São trabalhadas também nas sessões técnicas de reestruturação cognitiva, estratégias para solução de problemas e relaxamento.
O paciente é treinado para ser mais assertivo para que possa agir de acordo com seus próprios interesses, se afirmar perante os outros sem constrangimento, e expressar seus desejos e defender seus direitos, sem agredir ou desrespeitar os direitos dos outros. O comportamento assertivo permite que o indivíduo assuma com segurança seus sentimentos e posturas.
Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de se comportar de maneira assertiva por já terem sido repetidamente reforçadas por terem comportamentos agressivos ou passivos; ou por observação e imitação do comportamento não assertivo de pessoas que sejam próximas e significativas, como os pais; ou por não terem tido a oportunidade para aprender formas mais adequadas de comportamento.
Uma boa comunicação é fundamental para que você se sinta seguro e satisfeito nos ambientes que frequentar. Todas as habilidades, inclusive, as sociais podem ser praticadas para aprimorar. As pessoas competentes na realização das habilidades sociais têm maior probabilidade de serem reforçadas em seu meio social.
Comments