Que critérios devo adotar para matricular meu filho na escola?
- Sileli Santiago
- 7 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Muitas crianças estão começando a aproveitar o período de férias escolares. E outras irão à escola pela primeira vez no começo do próximo ano. Para os pais, esse é o momento de escolher a escola mais adequada para o seu filho iniciar os passos na vida acadêmica. Trata-se de uma escolha difícil, pois gera muitas dúvidas e inseguranças, principalmente àqueles pais de “primeira viagem”. Alguns cuidadores se questionam sobre quais critérios devem adotar para a escolha da escola do seu filho, e qual a idade ideal para matricular a criança. A Lei nº 12.796, de 2013, define que o ensino é obrigatório dos quatro aos 17 anos. No Ensino Fundamental, porém, só podem ser matriculados alunos a partir dos cinco anos de idade, e as crianças a partir de dois anos ingressam na Educação Infantil.
Muitas mães optam por colocar o seu filho no berçário ainda aos quatro meses de idade, para poder voltar a trabalhar com mais tranquilidade. Mas o tempo de socializar será mais bem aproveitado quando a criança entende e não se sente ameaçada e insegura com a ideia de ficar longe dos pais. Essa compreensão, acompanhada de outros aspectos de maturidade no desenvolvimento, são importantes para a criança está mais receptiva à estimulação intelectual, social, de hábitos e de linguagens, estando assim mais preparada para explorar o universo fora do ambiente familiar.
O convívio com os amigos e as diversas atividades conduzidas na escola de forma lúdica vão ajudar seu filho a organizar o pensamento, e a usar mais intensamente suas percepções e seus sentidos. O treino da disciplina e o desenvolvimento de uma maior autonomia são aprendizados importantes nessa fase escolar. Fora do ambiente familiar, a criança vivencia novos papéis em diferentes situações, que são importantes para a assimilação de novos conhecimentos.
Existem muitas vantagens de matricular o seu filho antes dos três anos na Educação Infantil, mas a maior reclamação dos pais de crianças em escolinhas, principalmente das que ainda não completaram um ano de vida, é o contágio de doenças. O sistema imunológico infantil está em formação até os três anos de idade e, quando a criança frequenta a escola ou a creche antes dessa idade, tem uma chance maior de adoecer. A adaptação na creche depende de como é feita a transição do convívio com a mãe para a escola, e também do perfil da criança.
Decidida a idade com a qual a criança entrará na escola, o passo seguinte é escolher a instituição de ensino. Para isso, faça uma pesquisa dos colégios próximos a sua casa e ao seu trabalho. Visite as escolas e observe a estrutura física. Os pais também devem tomar conhecimento sobre a rotina da escola. Quais as atividades que são realizadas com as crianças? Qual o tempo delas? Os cuidadores devem questionar sobre como se dá a relação entre pais, educadores e escola. No dia a dia, os pais têm liberdade para entrar na escola para conversar com determinado educador? A escola fornece, regularmente, relatórios sobre o desenvolvimento da criança aos pais? Após cessar todas as dúvidas, os pais devem tomar a decisão. Boa sorte na escolha da escola do seu filho!
Comments