top of page

Distraído e a mil por hora: conheça os comportamentos da pessoa com TDAH

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 1 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

ree


Renata está constantemente distraída. Ela não fica atenta durante as explicações dos professores, e não consegue prestar atenção à mesma coisa durante muito tempo. Seus pais relatam que ela esquece muito rápido o que acabou de ser dito e não fixa a maior parte da informação na memória, tendo dificuldade de “evocar” seus conhecimentos. Renata tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).


A nossa personagem é portadora de um transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade. Os pais da Renata sabem que o Transtorno de Déficit de Atenção não é uma doença, portanto não existe uma cura e sim um tratamento para melhor conviver com ele.


As pessoas com esse diagnóstico geralmente apresentam dificuldades de aprendizagem, pois costumam se fixar nos pequenos detalhes, demostrando falha em captar a ideia central dos conteúdos escolares. Apresentam uma maior fadiga mental, refletindo na falta de perseverança para terminar as tarefas. E demonstram dificuldades para manejar o tempo, o que dificulta o planejamento, estruturação e organização das atividades cotidianas.


É na escola onde provavelmente, pela primeira vez, o TDAH é notado de forma clara como um problema real da criança. Os métodos tradicionais de ensino exigem uma atenção e concentração que o portador de TDAH usualmente não tem, e demonstra isso com irritabilidade, cansaço, falta de motivação e recusa em participar das atividades propostas.


De acordo com a quantidade dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, podemos classificar o TDAH em três subtipos: Transtorno de Déficit de Atenção com predomínio dos sintomas de desatenção, com predomínio dos sintomas de hiperatividade, ou do tipo combinado (quando ambos os sintomas se manifestam).


Os principais sintomas do TDAH são: dificuldade de manter a atenção, inquietação que se traduz por uma grande agitação motora e mental, e a impulsividade. As crianças e adolescentes com esse transtorno geralmente deixam de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares; têm dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; em algumas ocasiões não escutam quando lhe dirigem a palavra; têm dificuldade para organizar tarefas e atividades; evitam se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado; e distraem-se facilmente por estímulos externos. Alguns comportamentos comuns de hiperatividade e impulsividade são: remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira; levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; ter dificuldade de aguardar a sua vez; e falar demais.


Veja quais são as dicas que você deve aplicar ao seu filho com TDAH:

  • Estabeleça limites e regras;

  • Seja paciente, demonstre afeição e amor;

  • Faça elogios a seu filho, incentive-o e cumprimente-o sempre que ele conseguir cumprir uma atividade.

  • Ensine seu filho a adquirir formas de organização adequadas, como calendário de atividades diárias;

  • Seja claro e objetivo. Evite usar palavras de difícil entendimento ao se comunicar com seu filho, procure usar palavras mais fáceis e frases curtas;

  • Ao falar com a criança, fique à sua frente, olho no olho e fale com calma até ter certeza de que ela o compreendeu;

  • Não grite, use menos o “não” em detrimento de diálogos que o motivem a pensar e refletir.

Existem algumas dicas para serem utilizadas com as crianças e adolescentes que tem TDAH na hora da aprendizagem do conteúdo escolar:


· Deve-se evitar um lugar barulhento ou de passagem de outras pessoas;

· Para a realização do “dever de casa” o ambiente deve ter o mínimo de estímulos que possam desviar a atenção;

· O planejamento é uma tarefa muito complicada para quem tem TDAH, então o auxilie estabelecendo regras, objetivos, tempo e limites;

· Repita as regras de forma clara e objetiva, sem um tom de cobrança;

· Use o relógio com ponteiros para sinalizar o correr do tempo;

· Dê intervalos de 5 minutos a cada 40 minutos de atividades para que ele possa movimentar-se, beber água, ir ao banheiro, etc.

· O conteúdo deve ser introduzido em pequenas quantidades, para ser lido e trabalhado;

· Elogie os avanços no processo de aprendizagem;

· Sempre que possível use o lúdico e a novidade;

· Para que haja uma boa memorização use dicas e lembretes;

· Quando perceber que a criança está desatenta, aproxime-se dela, toque-a nos ombros, olhe-a nos olhos, e altere seu tom de voz (sem gritar);

· Evite corrigir a falta de atenção da criança em voz alta diante de outras pessoas;

· Incentive-o a manter o telefone celular desligado.


As crianças e adolescentes que tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são normalmente criativos e inteligentes. Quando cuidadas por pessoas capacitadas se tornarão mais realizados e felizes. Espero ter te ajudado a entender melhor os comportamentos de quem tem TDAH. Até o nosso próximo encontro.

 
 
 

Comments


bottom of page