top of page

Como preparar a criança para os primeiros dias de aula?

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 7 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de dez. de 2018


ree


O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. Algumas atitudes simples podem tornar esse momento menos difícil para os pequenos e para os cuidadores.

A família deve falar sobre o início das aulas com animação, evitando longas explicações que possam gerar insegurança. E é fundamental levar a criança para conhecer o colégio e deixá-la se ambientar durante algum tempo, à vontade.


Os pais precisam tomar cuidado com as mensagens contraditórias como, por exemplo, oferecer recompensas pela ida à escola, e tratar a criança como coitadinha por estar tendo que acordar cedo para ir ao colégio. Os cuidadores precisam conseguir um tempo flexível para ficar na escola durante o processo de adaptação, de acordo com a orientação da coordenação pedagógica.


Será preciso que compreendam que o choro na hora da separação é muito comum e que ele não significa necessariamente que a criança não queira ficar na instituição de ensino. É importante que os pais não permitam que o filho utilize o choro como uma forma de não ficar na escola. Quando isso ocorre, é muito mais difícil retomar o processo de adaptação.


A criança deve ser levada ao colégio caminhando e desta forma ser entregue à professora. É sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. Mais adiante será preciso dizer sinceramente que estão indo embora e explicar quem virá buscá-la. Desta forma, ela vai conseguindo ganhar confiança de que voltará normalmente para casa. É preciso que procurem ser carinhosos, mas firmes, sem demonstrar dúvidas sobre se ela vai ficar bem. Os pais devem despedir-se naturalmente e nunca sair escondidos. A criança fica muito desconfiada e insegura com essa atitude.


É muito importante que os pais se lembrem de que cada criança é única e que cada período de adaptação será também único e individual. Evite fazer comparações entre a adaptação de irmãos. Em casa, os cuidadores devem organizar a rotina de forma que o pequeno não se sinta apressado para sair para a escola. Será muito útil perguntar as novidades na volta da aula, ajudando a fixar os aprendizados e as novas descobertas.

Os pais devem controlar sua própria ansiedade, pois quanto mais ansiosos eles se mostram, maior deverá ser a ansiedade da criança. A mãe cujos olhos se enchem de lágrimas ao deixar o filho na porta da escola sinaliza para ele que algo doloroso está para acontecer.


Que fazer se há choros na despedida?

Não se pode prolongar demasiado a despedida, mas há que durar o suficiente para se dizer “adeus” explicitamente. Escapulir sem dizer nada pode criar desconfiança e incerteza. É bom expressar os sentimentos: “Sei que gostaria que nós ficássemos na escola com você e nós também gostaríamos de ficar, mas não podemos.” E, igualmente, dar uma ideia de quando voltarão a se ver. Quando se sai de perto de uma criança desta idade, é bom trocar algo que seja significativo... Dar um beijinho na mão do filho e fechá-la, e receber outro na sua e fechá-la faz a criança sentir segurança.

Com esses cuidados a criança terá um período de adaptação mais tranquilo e poderá começar esse novo ciclo com mais confiança.

 
 
 

Comments


bottom of page