top of page

A importância de expressar emoções na infância

  • Foto do escritor: Sileli Santiago
    Sileli Santiago
  • 16 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de fev. de 2018

ree

“Meninos não choram”. “Você precisa ser corajoso”. Essas frases passam a mensagem que as emoções são nossas inimigas, demonstram fraqueza, e portanto precisam ser escondidas. Mas expressar as emoções é algo extremamente importante. O silêncio sobre os sentimentos pode ter implicações no desenvolvimento psicológico e social.


A raiva, o medo e a tristeza das crianças são respostas naturais que podem ter várias causas. Essas emoções trazem uma mensagem, além do desconforto, que precisa ser entendida. Se você reprimir as emoções do seu filho, ele poderá ter o desenvolvimento da inteligência emocional reduzido. A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber, avaliar e de expressar emoções. Se relaciona também com a capacidade para enfrentar situações de maneira adequada.


A expressão e avaliação das emoções irão facilitar a aquisição de algumas habilidades importantes como: controle dos impulsos, administração do estresse, empatia, automonitoramento, e estabelecimento de estratégias para resolução de problemas.


Os pais podem influenciar, em vários aspectos, a maneira como as crianças reagem a situações que evoquem emoções e como as enfrentam. As crianças punidas por expressar emoções negativas aprendem gradualmente a esconder ou inibir suas emoções. A falta de estímulo dos cuidadores à expressão emocional dos filhos pode reduzir a oportunidade de eles aprenderem sobre as emoções alheias.

Uma criança pode aprender lições incorretas sobre as emoções quando os pais evitam manifestar seus sentimentos ou quando percebe que eles não estão comunicando o que sentem de verdade. A mãe, por exemplo, pode apresentar uma comunicação incongruente, quando nega que esteja zangada e se comporta com hostilidade.


Mas como ajudar a criança a expressar as emoções na infância? O importante é estar ciente de que é uma necessidade dela e de que você não pode responder com raiva, crítica, ou ameaças. Precisa ter uma atitude carinhosa e empática para ajudá-la a identificar como se sente, quais são as causas que produziram esses sentimentos e como pode fazer para liberar as suas emoções. Dessa forma, gradualmente, irá incentivar a sua capacidade de regulação emocional.


Você pode pedir para o seu filho desenhar o que está sentindo. Depois podem refletir juntos sobre quais são as causas que o levaram a se sentir dessa maneira, e quais são as formas de resolver o que aconteceu. Expressar as emoções na infância, sejam positivas ou negativas, é algo que todas as crianças devem fazer.

留言


bottom of page